Colônia Z-25 e UFSB promovem Oficina de Saúde para marisqueiras e pescadoras

Em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Colônia de Pescadores Z-25 de Caravelas, no Extremo Sul baiano, promoverá uma Oficina de Saúde, voltada para marisqueiras e pescadoras associadas, sobre o uso de ervas medicinais. O evento, que acontecerá no próximo sábado (23), tem o intuito de ensinar as famílias a utilizar a vegetação local, tanto para uso curativo, quanto para geração de renda.

A iniciativa é fruto da pesquisa realizada pela aluna do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da UFSB, Kariny Paiva, com a orientação da docente Gisele Lopes. De acordo com a estudante, o estudo realizou o levantamento etnobotânico das plantas medicinais da região da Barra, Ponta de Areia, Caravelas e Reserva Extrativista do Cassurubá (Resex), no Extremo Sul do Estado. “Fizemos o levantamento de 126 espécies, entre exóticas e nativas”, revela.

Kariny, natural de Caravelas, explica que a idéia do Projeto surgiu da demanda da comunidade por saúde, especialmente das mulheres. “Na programação da Oficina, faremos um bate-papo com profissionais de saúde da UFSB e apresentaremos as plantas medicinais encontradas na região, dando enfoque àquelas de uso ginecológico. Exporemos, ainda, instrumentos e técnicas de beneficiamento deste produto, visando a geração de renda para essas mulheres”, destaca.

A comunidade participou ativamente da pesquisa. De acordo com Kariny, pescadoras e marisqueiras ligadas à Colônia contribuíram falando sobre o que já sabiam das ervas locais e como as utilizavam. “Elas responderam um questionário, que serviu como base para a pesquisa. O passo seguinte foi recolher amostras e desenvolver o trabalho”, conta a estudante, revelando que a pesquisa renderá um artigo científico.

A Colônia Z-25 foi a responsável por iniciar essa interação. A Entidade fez o intermédio entre pesquisadora e comunidade. “Reunimos as famílias associadas à Colônia e a equipe da Universidade. Em consenso, a comunidade apoiou a realização do trabalho de pesquisa. Em contrapartida, a Universidade concordou em saudar as marisqueiras e pescadoras com a Oficina. Ao final, todos saem ganhando!”, ressaltou Gilson Guedes.

Serviço: Oficina de Orientação sobre o Uso de Ervas Medicinais

Local: Sede da Colônia Z-25. Ponta de Areia – Caravelas – Bahia.

Data: 23 de julho de 2016

Horário: 14h

%d blogueiros gostam disto: