Colônia Z-37 de Xique-Xique: Reunião sobre Defeso da Piracema reúne mais de 1.300 pescadores

Como de costume, as reuniões na Colônia Z-37 de Xique-Xique são garantia de casa cheia. Para falar sobre o Seguro Defeso da Piracema, que tem início no próximo dia 1º de novembro, não seria diferente. Para tratar principalmente desse tema, a diretoria da Colônia organizou uma Assembleia entre pescadores e a representante da Agência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Maracy Mármore. Cerca de 1.300 associados compareceram à Reunião, que ocorreu na última sexta-feira (14), na sede da Colônia.

O foco da Assembleia foi orientar os pescadores associados sobre os prazos e procedimentos necessários à solicitação do Seguro correspondente ao período da Piracema. “Foi um momento muito produtivo. A representante do INSS falou sobre os prazos e documentação para dar entrada no benefício. Seguindo a orientação dela, já iniciamos o processo de solicitação do Seguro de nossos associados”, ressaltou a presidente da Colônia Z-37, Alda Maria de Figueiredo.

Aproveitando a aglomeração, a presidente da Colônia solicitou que os associados procurem a Entidade com antecedência, no intuito de agilizar o processo de solicitação do Seguro. “Como a temporada de solicitações já começou, é interessante que o pescador não deixe para procurar a Colônia na última hora. Até porque existe certa burocracia para fazer a solicitação, como o registro de parte dos documentos em cartório, por exemplo, o que demanda tempo. Não queremos que ninguém perca o prazo ou se prejudique com correria desnecessária”, pontuou Alda.

Segundo Maracy, a Agência regional do INSS, localizada em Barreiras, vem enfrentando algumas carências, como a insuficiência de funcionários, por exemplo, o que pode retardar o andamento do trabalho. Mas, ainda assim, a servidora garantiu que os serviços de acolhimento às demandas da pesca serão mantidos na Agência. Assim sendo, o prazo estabelecido para entrega da documentação deve se estender até o próximo dia 04 de novembro.

Participaram da Assembleia, ainda, os presidentes das Colônias Z-32 de Bom Jesus da Lapa, Nerivaldo de Barros; Z-33 de Carinhanha, Fábio Santos; Z-47 de Morpará, Bartolomeu Ladim; e Z-59 de Malhada, Vilson de Oliveira.

 

 

%d blogueiros gostam disto: