Colônia Z-61: UBP movimenta economia e gera renda

Em funcionamento há doze anos e com planos de expansão, a Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) administrada pela Colônia Z-61 de Ilha D’Ajuda, em Jaguaripe, atende cerca de 70 famílias da região, atualmente. Na UBP, são beneficiados cerca 1.300 quilos de pescado por mês, que abastecem a merenda escolar do município, bares e restaurantes, além de absorver a produção local de tilápia e camarão.

Visando o aumento da produção, a UBP passou por reestruturação, em 2015, com aporte de recursos do Governo do Estado. “Compramos quatro freezers e mais alguns equipamentos, o que nos permitiu aumentar a produção e, consequentemente, nos deu robustez para concorrer e vencer a Chamada Pública da Prefeitura [2016]. Agora, fornecemos pescado beneficiado para a merenda escolar do município”, destacou o presidente da Colônia, Reinevaldo da Conceição.

A expectativa de crescimento é grande e o planejamento para isso já começou. “Já estamos nos preparando para o ano que vem, quando a demanda deve crescer. Vamos cadastrar mais produtores da agricultura familiar e ampliar a produção. Nossa pretensão é aumentar a capacidade de armazenamento e transporte, para poder atender uma clientela maior e, assim, gerar mais renda.”, pontuou Reinevaldo.

Na UBP são produzidos filés de tilápia e camarão. Com as aparas desses filés, as famílias criam outros produtos, como almôndegas, hambúrgueres e bolinhos, aproveitando a carne do pescado de forma integral. Os peixes e crustáceos para o beneficiamento são comprados diretamente de produtores da agricultura familiar, incentivando a economia local.

%d blogueiros gostam disto: