Colônia Z-61: 35 pescadores concluem Curso de Formação de Aquaviários

Nesta quinta-feira (22), mais 35 pescadores membros do Sistema Confederativo da Pesca concluem o Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível I (Curso POP). Desta vez, a capacitação beneficiou associados da Colônia Z-61 de Ilha D’Ajuda, no município de Jaguaripe, no Baixo Sul do Estado. As aulas, que começaram há dez dias, foram ministradas por oficiais da Marinha do Brasil, parceira, juntamente com o grupo Braskem, da Colônia nesta iniciativa.

Com carga horária de 80 horas, entre aulas teóricas e práticas, o Curso POP prevê instrução sobre legislação ambiental e marítima, primeiros socorros e segurança do trabalho. A capacitação habilita os formados a exercer a função de patrão de embarcações de pesca com arqueação bruta (AB) igual ou menor a 10 (cerca de cinco metros de comprimento) e potência propulsora de até 170 kW, empregadas na navegação interior e costeira, de acordo com o corpo de instrutores da Marinha.

O presidente da Colônia Z-61, Reinevaldo da Conceição, ressalta a importância da formação aos profissionais da pesca e da parceria com a Marinha e o Grupo Braskem: “Essa capacitação é muito importante, pois dignifica o trabalho do pescador, lhe confere legalidade. Isso é essencial, porque reforça a identidade profissional desses homens e mulheres. É uma grande satisfação poder contar com a parceira da Marinha e da Braskem para aprimorar a atuação deles”.

Mantendo a tradição, os Certificados de Conclusão e de Proficiência serão entregue em uma Cerimônia, na manhã desta quinta-feira (22) e contará com a presença dos oficias da Marinha responsáveis pelo execução do conteúdo programático: Tenente Niljane Alves dos Santos; Suboficiais José Jonas Miranda Bastos e Adalberto de Jesus Pita; e Sargento Jaconias Oliveira Meneses.

%d blogueiros gostam disto: