CURSO POP: Colônia Z-33 e Marinha capacitam 100 pescadores de Carinhanha

Desde a última segunda-feira (6/3), 100 associados da Colônia Z-33 de Carinhanha, no Território do velho Chico, estão participando do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível I (POP). A ação nasceu da parceria entre Colônia e Marinha do Brasil. Além de habilitar os participantes à navegação, o Curso POP prevê instrução sobre legislação ambiental, primeiros socorros e segurança do trabalho.

Com carga horária de 140 horas, o Curso POP habilita seus formandos para exercer a função de patrão de embarcações de pesca com arqueação bruta (AB) igual ou menor a 10 (cerca de cinco metros de comprimento) e potência propulsora de até 170 kW, empregadas na navegação interior e costeira, de acordo com informações da Marinha.

O presidente da Colônia Z-33, Fábio Ferreira, ressalta que a capacitação veio em um momento oportuno. Com o fim do período de Defeso, agora no mês de março, os pescadores poderão voltar a desenvolver sua atividade produtiva devidamente capacitados. “Tenho certeza que esse Curso somará muito à experiência prática dos associados”, pontuou Fábio.

As aulas estão sendo ministradas pelo Suboficial André Luiz e os Sargentos Caldas e Gonzaga, da Agência Fluvial de Bom Jesus da lapa. A previsão de término do curso é no próximo dia 17, quando os alunos receberão o Certificado de Conclusão e de Proficiência, atestando as competências adquiridas.

z33-1 z33-2_pop

z33-3-pop

%d blogueiros gostam disto: