Diretor da CAR recebe presidente da Fepesba para discutir projetos para a pesca baiana

Nesta terça-feira (14), o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba), Raimundo Costa, foi recebido pelo diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). O encontro marca o início da reaproximação entre as Entidades, visando futuras parcerias. Esteve presente, também, o deputado estadual Eduardo Salles, um dos parlamentares atuantes pelo setor pesqueiro.

A organização do setor pesqueiro baiano e seu potencial de desenvolvimento foram os assuntos tratados no encontro. Raimundo Costa enfatizou a atuação do Sistema Confederativo para o ordenamento da atividade produtiva no Estado. “Na Bahia, são mais de 90 Colônias implantadas e cerca de 130 mil pescadores cadastrados no Registro Geral da Pesca (RPG). Com a parceria do Governo e a implantação de projetos adequados à nossa realidade, avançaremos muito, certamente”, destacou.

Wilson reconheceu a importância do setor pesqueiro e afirmou que a CAR já inclui a categoria em algumas de suas ações. “A pesca está entre as cadeias produtivas beneficiadas pelas ações da CAR. Exemplo dessa inclusão, foi o Edital 06/2016 do Projeto Bahia Produtiva, que destinou R$ 20 milhões para financiar subprojetos orientados para o mercado da pesca e aquicultura. Inclusive, quatro Colônias de Pescadores estão entre as entidades vencedoras do certame”, pontuou.

A primeira sugestão de projeto para a parceria entre Fepesba e CAR foi dada pelo deputado Eduardo. “A Bahia tem barragens com grande potencial para a piscicultura. Essa pode ser uma das linhas de trabalho a ser implantada em futuros projetos”. O parlamentar reforçou, ainda, a importância de incentivar a qualificação do pescado através do beneficiamento, como forma de incrementar a renda dos pescadores baianos.

O diretor da CAR se colocou à disposição para analisar mais profundamente as propostas da Fepesba e um novo encontro ficou agendado entre Raimundo e Wilson, ainda neste mês de julho.

DSC_0923cópia DSC_0898

%d blogueiros gostam disto: