Fepesba promove Seminário sobre Legislação Eleitoral

Nesta quinta-feira (28), a Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba) promoveu um Seminário de Orientação sobre Legislação Eleitoral, voltado aos representantes do setor pesqueiro que concorrerão a cargos públicos nas eleições municipais deste ano. O evento aconteceu em Salvador e reuniu 20 pré-candidatos de todos os territórios do Estado, que assistiram palestras sobre legislação e publicidade de campanha eleitoral.

Iniciando o Seminário, o presidente da Fepesba, Raimundo Costa, enfatizou o caráter instrutivo do evento. “Somos uma Entidade apartidária, mas sabemos a importância da representação política para qualquer categoria. Esse evento tem a única finalidade de instruir, para que as candidaturas ligadas à pesca aconteçam de forma produtiva e em conformidade com a lei. Afinal, a legalidade é um princípio da Fepesba, não poderia ser diferente nesse caso”, pontuou.

Principal pauta do Seminário, a legislação eleitoral foi debatida pelo assessor jurídico da Fepesba, Carlos Tourinho. “A justiça está mais rígida com relação às campanhas eleitorais. É preciso estar atento a todas as nuances, especialmente quando se trata de publicidade e contabilidade, que sofreram mudanças significativas”, destacou. Ao final da palestra, o advogado distribuiu uma cartilha com a síntese dos principais aspectos legais das candidaturas.

O sociólogo José Renato Melo e o publicitário André Avelino falaram dos métodos de desenvolvimento de campanhas eleitorais e destacaram a importância de conhecer o eleitorado e planejar a candidatura. “Para ser candidato é imprescindível que se conheça bem a realidade social do eleitorado e as carências do município. Estar junto do eleitor é a melhor forma de saber isso. Estar junto de todas as maneiras: na campanha corpo a corpo, no facebook, no whatsapp”, enfatizou André.

Além dos palestrantes, estivem presentes o ex-presidente da Fepesba, José Carlos Rodrigues, e o deputado estadual Eduardo Salles. Ambos relataram suas experiências em campanhas eleitorais, destacando a importância do planejamento e da dedicação para uma candidatura bem sucedida. “Gastar sola de sapato é a melhor estratégia de campanha”, brincou Eduardo, revelando sua preferência pela campanha corpo a corpo.

Finalizando o evento, o presidente da Fepesba destacou a importância do comprometimento com a classe. “Se estamos representando a pesca, tem de haver compromisso. Nosso setor é carente de políticas públicas e isso só pode ser resolvido através de representação política, em todas as instâncias: Municipal, Estadual e Federal. Com vocês, estamos começando essa empreitada, no município, para chegarmos à destinos mais amplos, no futuro”, afirmou Raimundo.

Confira as fotos do evento, AQUI!

%d blogueiros gostam disto: