Colônia Z-18 de Itacaré inicia preparativos para implantação de nova fábrica de gelo

A Colônia Z-18 de Itacaré já iniciou o processo de desmonte da antiga máquina de gelo para dar lugar a um novo e moderno equipamento, fruto de mais um projeto voltado à melhoria das condições de trabalho, agregação de valores e melhor qualidade da cadeia produtiva da pesca artesanal na Bahia.

Com investimento de R$ 855 mil, viabilizado por meio do Termo de Fomento nº 957791/2024, o projeto prevê a implantação de uma fábrica de gelo com capacidade de 10 toneladas por dia. A estrutura será fundamental para garantir a conservação adequada do pescado, contribuindo diretamente para a melhor qualidade do produto e para o fortalecimento da comercialização local.

Além do impacto direto na renda dos pescadores, iniciativas como esta, buscam promover maior autonomia às entidades representativas deste setor e ampliar o acesso a soluções estruturais permanentes, alinhadas às necessidades da atividade pesqueira. A nova unidade representa mais um avanço no compromisso com o desenvolvimento sustentável da pesca no estado.

A expectativa é que, após o desmonte e preparação do espaço, a nova máquina seja instalada nos próximos meses.