Z-25 de Caravelas: pescadores são beneficiados com kits de EPI

Na última sexta-feira (09), 22 marisqueiras e pescadores associados da Colônia de Pescadores Z-25 de Caravelas, no Extremo Sul do Estado, receberam kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), doados pela empresa de celulose Fibria. A ação conjunta tem o intuito de prevenir acidentes ocupacionais e garantir segurança aos profissionais da pesca na realização de sua atividade produtiva.

Cada kit doado é composto por um par de botas emborrachadas; uma calça térmica; uma camisa de mangas longas, com proteção UV; um par de luvas de neoprene; um boné, com proteção UV; um par de protetores auriculares e uma mochila. A distribuição foi feita na sede da Colônia e contemplou marisqueiras e pescadores associados, por ordem de inscrição à doação.

Responsável por coordenar as doações, a funcionária da Colônia, Dilce Fernandes, retrata a reação dos pescadores ao receber os kits: “Os pescadores trabalham expostos ao sol, em mangues, ou no mar, e o risco de acidente ocupacional existe: uma queda, um corte, insolação. O EPI é uma forma de prevenção essencial. Todos ficaram muitos satisfeitos”

Além de terem recebidos os kits de EPI, os 22 associados da Z-25 participarão de um Curso, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e promovido pela Fibria. Na programação, serão abordados conteúdos como saúde ocupacional, preservação ambiental, manejo e beneficiamento de pescados e mariscos. O curso ainda não tem data definida.

Acidentes de trabalho registram alta

Desde a década passada, houve um aumento significativo no número de acidentes ocupacionais no Brasil. O último ano de redução do índice foi em 2000, quando 17.931.921 segurados da Previdência Social se afastaram das atividades profissionais por conta de acidente de trabalho. Entre 2001 e 2011, esse índice saltou de 21.165.965 para 38.472.287 segurados, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Especialistas em medicina do trabalho afirmam que o uso ininterrupto e correto do EPI é imprescindível para resguardar a saúde do profissional, evitando acidentes de trabalho, como também para garantir sua produtividade.

%d blogueiros gostam disto: